Carreiras

Você sabe quando será sua demissão?

Hoje vamos falar sobre algo um pouco desagradável: demissão.

Para algumas empresas de recrutamento, como a Randstad a demissão é semelhante a uma traição, já que é contruída uma relação de alguns meses, e até mesmo anos, e no fim frases como “não vamos mais prosseguir”, “não dá mais certo” encerram tudo.

Há quem encare a situação até mesmo como a perda de um ente querido e depois que “cai a ficha” entra em crise de choro, afinal é horrível sentir que não é mais útil.

Mas depois que a tempestade passa, as lágrimas secam, chega o momento de se recompor e refletir sobre o que aconteceu.

Algumas pessoas passam pelo processo de demissão com certa frequência e por vezes não entendem o motivo para isso. Por isso hoje vamos falar de dois termos que estão em alta para o pessoal de Gente & Gestão (anteriormente Recursos Humanos e antes ainda Departamento Pessoal).

Desta forma, o texto de hoje vai ajudar quem está na dúvida se será demitido, ou ainda para quem foi demitido e não sabe exatamente as razões.

Hard Skills

Este termos inglês não tem tradução direta e fazendo uma tradução livre, quer dizer o que você sabe fazer, os conhecimentos que adquiriu ao longo da vida, na escola técnica, na faculdade, nos cursinhos, entre outros.

Deste modo, hard skill é o que você é capaz de fazer ou produzir.

Uma das forma, até primária, de saber se alguém será demitido é a noção de coerência entre o que a empresa espera para a posição e o que a pessoa é capaz de realizar.

Para que a empresa possa ter um melhor desempenho e entregar bem o que produz, seja um bem físico ou um serviço, ela precisa que o(a) funcionário(a) seja capaz de executar exatamente e corretamente todo o processo de produção.

Se o(a) funcionário(a) não faz as devidas entregas, não mostra interesse em aprender e dispõe e pouca vontade de se melhorar, corre o risco (muito alto) de passar por uma demissão.

Deste modo, encare a hard skill como habilidades que você deve desenvolver, dentro e fora das empresas. Justificativas e a atitude de deixar para depois somente pioram a situação dentro da empresa e até mesmo para uma possível realocação.

Podemos citar entre as hard skills habilidades como escrever bem, fazer uma limpeza como ninguém, organizar tarefas, utilizar planilhas de cálculos, desenvolver programas de computador, entre outras. Hard skill podem ser e são aprendidas.

Soft skills

Se por um lado as hard skills são as suas capacidades para realizar as tarefas, as soft skills suas capacidades comportamentais, e portanto não podem ser aprendidas, embora possam ser melhoradas e mudadas.

Vale ressaltar que o mau comportamento é uma das principais causas de demissão há muitos anos. Esta matéria do G1 de 2013 trata disso, mas se você pesquisar o termo “mau comportamento demissão” vai encontrar matérias de outras fontes e de anos anteriores e posteriores.

As soft skills demoram um pouco para serem mostradas e podem potencializar, e também destruir, todo o trabalho bem feito pelas hard skills.

Entre as soft skills podemos citar se relacionar bem com colegas de trabalho, trabalhar em equipe e delegar tarefas.

Se determinado membro da equipe escreve MUITO BEM e não consegue trabalhar em equipe, pois não sabe lidar com opinões das pessoas, dependendo da situação, poderá ser demitido, por não estar de acordo com o que a equipe precisa.

Se uma líder sabe executar muito bem suas tarefas, mas não sabe distruir as tarefas entre os membros de sua equipe, poderá ser substituída, pois o líder DEVE SABER DELEGAR tarefas para o time faça as entregas e não somente uma pessoa.

Um conjunto completo

Note que embora as capacidades das pessoas sejam classificadas de modo separados, as pessoas são um conjunto completo, e deste modo para que corram menos riscos de demissão devem estar com hard skills e soft skills alinhadas com o que a empresa espera para a posição que ocupam.

Se você acredita que precisa melhor o comportamente, sugiro dar uma olhada nos artigos sobre perfis comportamentais:

Tenho certeza que se conhecendo melhor você vai saber como desenvolver-se como um conjunto completo que é.

 

Forte abraço e até mais

 

Um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: