Carreiras,  Geral

Quem tem medo do Excel?

Olá,

Hoje vamos falar de um assunto que gera tremores em algumas pessoas e conforto para outras: Microsoft Excel!

Eu sou da geração que precisou aprender informática e apesar de ter lá meus talentos autodidatas eu frequentei uma escola de informática com 1 aluno por micro(computador). Como na época ter um computador em casa era caro, eu aproveitava as aulas de “treinamento” e tira-dúvidas para explorar tudo que podia.

Numa das aulas de “treinamento” conheci um aluno de outra turma que me fez uma pergunta e eu não soube responder. Ele perguntou em seguida qual módulo eu estava e depois da minha resposta emendou:

“Vixe! Quando chegar em Excel você vai chorar!”.

Eu tive medo. Quem não teria como uma “incentivo” destes? Mas não sou de desistir fácil. O módulo de Excel veio. Eu peguei o jeito e não era tão complexo como eu imaginava, afinal.

Mais tarde, no mundo corporativo, me candidatei para uma vaga na qual precisava dominar Excel Avançado. Dessa vez eu bombei porque não tinha a menor noção do que seria Excel avançado (risos!).

Depois do teste me aprofundei mais e vi que o Avançado não significada Complexo, apenas ajudava a resolver mais problemas.

O herói

Alguns anos mais tarde vi o lado bom do Excel. Ele ajuda a automatizar e organizar de modo bastante visual e lógico os dados.

Foi incrível descobrir que as planilhas podem se conectar, ou seja, é possível buscar informações de outras planilhas!

Para deixar bem elencado, essas são algumas das possibilidades do Excel:

  • catalogar informações;
  • cruzar dados;
  • construir gráficos;
  • pesquisar dados;
  • construir tabelas dinâmicas;
  • construir planilhas inteligentes;
  • construir planilhas integradas;
  • etc.

O vilão

Alguns anos mais tarde vi o lado ruim do Excel. Sim, ele existe! Há empresas tão acostumada a usar o Excel que trocar para usar um sistema integrado que facilita a vida de todo mundo parece a mais cruel e terrível das tarefas.

Já fiquei sabendo de um caso no qual para que o sistema integrado fosse usado, o diretor de tecnologia ordenou que fossem desinstalado o Excel da máquina de todos os colabores!

O Excel tem alguns pontos fracos que posso destacar:

  • fraco compartilhamento de dados;
  • dependência de backup;
  • dificuldade de aplicação de regras de negócio (ele é apenas uma planilha eletrônica, ok?)

Algumas empresas ainda tem dificuldade de migrar das planilhas bem construídas para um eficiente sistema integrado. É preciso pensar no todo para atingir o nível de maturidade necessária.

A solução

Claro que nem todos os problemas são resolvidos pelo sistema e para algumas atividades, análise e demonstração de dados, o Excel é uma das melhores opções.

Para quem deseja aumentar visibilidade do setor ou pessoal vale a pena pensar em que informações colecionar e catalogar para então montar um belo gráfico e mostrar com os dados a contribuição que fez para os negócios.

Vale a pena aprender!

O Excel ainda é bastante útil no meio corporativo e se você está no grupo das pessoas que tem pavor dele pode tentar vencer esse medo encarando-o de frente.

Minha sugestão é estes curso:

>> Link para o curso: https://go.hotmart.com/I7833010W

O valor é bem acessível e você pode realizar de qualquer computador que tenha Excel instalado.

 

Forte abraço

 

Wel

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: