Wel Tavares - Fazer books
Carreiras,  Textos

Preciso fazer um book?

Olá amigos e amigas, tudo bem?

Hoje vou falar sobre uma DÚVIDA que muita gente que está começando na carreira artística ou comercial tem, que é sobre FAZER ou NÃO um book.

Muitas agências ligam e insistem que todos precisam fazer book e mais mil conversas, mas muitas vezes é só papo de vendedor… mas isso fica para outro artigo.

A dica número zero é: Antes colocar a mão no bolso pense se realmente é o que você procura e então vai saber se precisa ou não fazer um book.

1 – Você quer fazer um book?

Se você quer ou sempre quis fazer um ensaio fotográfico, tem dinheiro sobrando para isso, então nada vai de impedir, vá lá e faça!

Apenas certifique-se de não pagar mais do que deve por isso, deste modo, ao invés de fazer por uma agência procure um profissional de fotografia que esteja fazendo trabalho para montar portfólio, que geralmente fazem books gratuitos ou a preços mais baixos.

Qualidade NEM SEMPRE está associada a preço!

2 – Você pretende fazer trabalhos como modelo?

Se sim, então você precisa de um book feito por um profissional. Geralmente fotos de book para seleção de trabalho são feitas com FUNDO BRANCO e com posições que MOSTREM A BELEZA de cada modelo, logo a produção de maquiagem e roupas geralmente são bem discretas. Se for este o seu caso, será importante que você mantenha o mesmo corte de cabelo, evite químicas, coloração e mudanças bruscas na aparência para que o book seja condizente com o MODELO. Acostume-se a manter aparência, pois será um grande problema ter um book onde você tem as tranças da Rapunzel e você aparece careca para o trabalho!

Se você não pretende fazer trabalhos de modelo, fotos com fundo branco NÃO servem para você, então NÃO faça um book.

3 – Você quer um book para postar?

Se você quer fotos bonitas para postar então sim, você precisa de um book feito por um profissional. Escolha um lugar legal, capriche no figurino e na make e manda ver.

Se te ofereceram fotos externas para trabalho como modelo desconfie, pois, conforme dito antes, seleções por FOTOS são feitas pelos MODELOS e não pelos LUGARES.

4 – A agência diz que as suas fotos não são de qualidade?

Se você já tem um book, com fundo branco e outra agência diz que não são válidas, verifique se:

– suas fotos estão recentes e condizem com sua aparência (corte de cabelo, mesma maquiagem, química ou coloração nos cabelos e mais de dois anos do último book);

– suas fotos são profissionais (presença de figurantes, você fazendo biquinho, fazendo o símbolo de paz e amor, segurando cerveja, entre outros);

– a agência não tem “kilos” de modelos ou não aceita book externo (agência séria ganha com JOB e não com BOOK)

Se tudo estiver de acordo, fuja do conto das agências que querem ganhar seu DINHEIRO fazendo books.

5 – A agência diz que tem trabalho para você?

Se você chegou até aqui, realmente está em dúvida sobre fazer ou não o book!

Se uma agência ligou para você e disse que tem trabalho para você, parabéns você é alguém de muita sorte!

Só atente para os seguintes pontos:

– se você não tiver fotos profissionais, negocie com a agência o book com o DINHEIRO do trabalho (peça para descontarem do trabalho!). Este será o melhor jeito de embarcar na carreira, sem gastar do SEU BOLSO;

– se já tiver fotos e forem profissionais, envie as que já tem;

Desconfie se precisar pagar qualquer quantia para fazer parte de qualquer seleção.

6 – Você tem o perfil que procuramos!

Você e outros milhares!

Infelizmente o mundo comercial é bastante nebuloso e restrito. Nebuloso, porque você nunca tem certeza para onde deve ir ou o que fazer e restrito porque quem manda é o cliente e ponto.

Se o cliente procurar alguém com cabelo claro na ponta e escuro na raiz e você tiver cabelo escuro na ponta e na raiz, acabou, você está FORA da seleção!

Antes de se iludir achando que tem o perfil que os clientes querem, verifique se não é mais um entre milhares que tem perfil para as agências, mas não para os clientes.

Bom amigos e amigas, por hoje é isso e em breve falarei mais sobre a carreira artística e de eventos.

Forte abraço

Wel

3 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: