O trabalho de ator
Carreiras,  Teatro,  Textos

O trabalho do ator e atriz

Olá amigos e amigas, tudo bem?

Hoje vou falar sobre o trabalho do ator e da atriz.

Não sou alguém com uma longa carreira, mas sinto que já posso compartilhar algumas visões, dicas e opiniões sobre a carreira. Quem sabe num futuro algo não muda rs.

1 – Preciso estudar?

Se alguém me disser que há alguma profissão que não precise de estudar e aprender me avise para eu nunca realizar, pois eu AMO ESTUDAR rs.

Brincadeiras à parte, o ator ou atriz tem muito a estudar, tanto em livros, quanto em observações. O que o ator ou atriz faz é dar vida à alguma personagem e por isso precisa ensinar ao próprio corpo o modo de falar, o modo de pensar, de reagir, de andar, enfim de viver de sua personagem.

Deste modo é comum ver os profissionais das artes cênicas sempre em cursos de aperfeiçoamento de voz, circo, interpretação, canto, voz outra vez, choro, dança e uma infinidade de melhorias possíveis.

Além dos cursos eles observam – e MUITO – as pessoas e as coisas à sua volta. Os personagens são construídos numa mistura de conclusões e observações.

Certo, eu sei que isso já ficou complexo e a resposta é: precisa estudar sim, MUITO e PARA SEMPRE.

2 – O que faz exatamente um ator ou uma atriz?

A arte de dar vida à uma personagem vai além de decorar falas e marcações. Quem dera fosse isso! O estudo é mais aprofundado e acredito que beira o estudo da alma (no sentido das emoções e sentimentos).

Além do complexo estudo da alma, da decoração de falas e marcações o outro trabalho dos profissionais de artes cênicas é o REPETIR. Antes que um trabalho seja apresentado pelos artistas ele foi repetido várias vezes e cada vez que foi feito o artista descobriu algo e melhorou, melhorou, melhorou…

Se após 100 apresentações um artista for perguntado se já construiu seu personagem a resposta será: estou descobrindo. Após a milésima apresentação será possível que o ator ou atriz e personagem se conheçam muito bem, mas ainda assim haverá o que se aprender.

Para trabalhos gravados a repetição ocorre durante as gravações (takes). Cenas são repetidas até que o diretor diga que está de acordo com o esperado. Deste modo é possível que cenas gravadas com um tempo de 5 minutos sejam feitas em 12 horas de trabalho!

3 – O trabalho é mais fácil?

Estudar, repetir e estar disposto a qualquer momento! Se isso for algo fácil, então a resposta é sim!

Quem vê atores e atrizes devem imaginar que o trabalho deles é simples e leve, bem só parece mesmo.

O artistas das artes cênicas estão sujeitos às mesmas condições que qualquer pessoa, tais como brigas, discussões, contas para pagar, agenda para cumprir, fatalidades, etc.

Se o trabalho for nos palcos, a plateia quer um espetáculo, não uma justificativa.

Se o trabalho for em estúdio de gravação, a equipe precisa de uma perfeição atuação e não de lamentações.

“Artista só pode faltar ao trabalho em caso de óbito próprio e de preferência após a temporada”

Outro fato importante é que o artista está sempre participando de processos seletivos. Eu disse SEMPRE. Vou explicar o porquê no tópico sobre remuneração.

4 – Tem glamour mesmo?

Para quem vê de fora é uma profissão cheia de brilho e definitivamente encantadora. Talvez seja, mas o problema enfrentado por estes profissionais é a agenda e vida em família. Geralmente o trabalho coincide com datas comemorativas, o aniversário da vó, do tio favorito e onde está o artista? Na festa? Não, trabalhando!

Não é comum ouvir que a vida social ou em família não foi feita para atores e atrizes.

Viu? Brilho só para quem vê de fora rs.

5 – Como funciona a remuneração?

Artistas geralmente ganham por cachê e alguns poucos ganham salário.

Os que tem a “SORTE” de ganhar salário tem ganhos garantidos durante a vigência do contrato e trabalhando ou não, recebem. Os problemas podem residir em dois fatos extremos:

  • receber o salário e ter que trabalhar TODOS OS DIAS, independente do dia (feriados, fins de semana, etc)
  • receber o salário e nunca trabalhar (talentos apodrecendo na fila de espera)

Deste modo, pode ser sorte ou azar ter este tipo de contrato.

O outro modo, mais comum, é o pagamento por cachê. O cachê pode variar sendo por apresentação, por hora, ou pela temporada toda. É preciso um bocado de inteligência para administrar o que ganha, porque quase nunca é possível saber quando será o próximo trabalho e qual o valor. Deste modo o artista tem que estar SEMPRE procurando trabalho!

Espero que mesmos após ler este artigo você não tenha desistido de ser ator ou atriz, mas tenha em mente que é uma profissão que exige dedicação, como qualquer outra.

Forte abraço

Wel

 

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: